Clube do Primeiro Negócio

 
 

O Problema:

 
“Como incentivar o microempreendedorismo?” foi o desafio abordado por essa equipe. Com o caminhar das pesquisas, uma palavra veio fortemente relacionada ao tema: medo.

Medo de não dar certo, medo de arriscar, medo de várias coisas. E a conclusão que eles chegaram foi que esse medo é gerado pela falta de conhecimento no assunto e/ou pelo convívio em um ambiente desestimulante, com comentários contrários àqueles que pretendem tomar iniciativas, normalmente partindo de pessoas próximas.
 
 

A Solução:

 
Sendo assim, decidiram criar um ambiente mais propício para essas pessoas, trazendo informação e deixando elas em contato com o mundo do empreendedorismo.

A ideia era fazer isso por meio de um site no estilo de rede social, mas com diversas funcionalidades além de apenas conectar pessoas. Vale observar que o site não pôde ser executado por questões de tempo.

Algumas funcionalidades se destacavam, dentre elas a aba Meu Primeiro Negócio (MPN), a qual traria informações mais básicas para aqueles que não possuem experiência na área do empreendedorismo, mas que pretendem começar o seu microempreendimento.

Outra funcionalidade interessante – e que acabou se tornando o carro-chefe – seria o Mapa do Empreendedorismo. Por exemplo: imagine que você pretende começar uma padaria no bairro Aventureiro em Joinville; então, você coloca essa informação no mapa, e este mostrará onde existem padarias naquele bairro, e em quais áreas há escassez de oferta desse serviço. Assim, a pessoa teria informações mais assertivas sobre a possível prosperidade ou não do seu negócio.

Portanto, com o uso dessa plataforma, espera-se que o público supere o medo de empreender pelo acesso a informações relevantes sobre o tema, de modo a desmistificar preceitos adquiridos no contato com o ambiente desestimulante.

“Participar do Think Tank foi uma experiência muito interessante e bastante proveitosa. Os moldes do programa são muito interessantes, pois senti que há um fluxo de benefícios, para a sociedade, colaboradores e participantes, ou seja, todo mundo acaba ganhando com isso.

Além disso, o programa consegue promover a interação entre pessoas que antes não tinham contato, e na minha visão essa interação e fazer com que essas diferentes pessoas consigam trabalhar em busca de um resultado, promove uma evolução notável em todo mundo.

Conhecer a metodologia Think foi muito legal, pois além de aprender esse método, pude vê-lo sendo aplicado na prática. O programa me fez ter uma nova perspectiva do mundo, e expandiu minha visão, principalmente em torno do problema que selecionei para solucionar (como ajudar o microempreendedor? ).

Foi algo fantástico onde aprendi muito.”

Depoimento de Vinicius Teodoro Elzinga, graduando em engenharia automotiva.

 

Contato dos Mentores de Projeto:

Edson Luis Gonçalves: edsonluis_goncalves@hotmail.com
Juliana Schadeck Schroeder: ju.schadeck@gmail.com