World Café: Sustentabilidade
O Problema:
O pilar escolhido pelo grupo foi o de “Cidade verde e sustentável”, o que se faz tão necessário em uma cidade industrial como Joinville. Mais especificamente, eles avaliaram qual poderia ser o futuro dos resíduos sólidos na cidade.
Entre os dados que eles levantaram existe o valor de 6%, que representa a quantidade de lixo que é reciclada, frente aos 40% , que representa o que poderia ser reciclado, ou seja, mais de 6x do número atual. Isso se deve a uma série de fatores, que envolve variadas camadas da sociedade e muitos pontos que poderiam ser explorados pela equipe.
Porém, um dado em específico chamou a atenção: o aterro sanitário da cidade tinha apenas mais oito anos de vida útil. Como mudar isso?
O que eles encontraram pela frente foi um problema grave, e bastante complexo. Existem muitas variáveis envolvidas com o assunto: governo, custos, mentalidades, opiniões e uma série de pessoas. Então surgiu a ideia.
A Solução:
Sendo assim, eles propuseram o seguinte: reunir os principais atores envolvidos, que tinham experiência e contato direto com o assunto, para discutirem a situação e sugerirem ações a serem tomadas. Essa reunião foi feita no formato de World Café, onde as pessoas circulam entre diversos grupos, nos quais ocorrem discussões sobre o assunto. Dessa forma, usa-se do conhecimento coletivo para gerar ideias e debates mais ricos e sofisticados.
Do World Café, elaborou-se um documento onde constavam a pesquisa, os insights e as ações propostas pelos participantes. Esse relatório foi então apresentado na Câmara de Vereadores de Joinville. Como resultado, dois vereadores tiveram interesse nas pesquisas compiladas, análises e projetos que poderiam ser implementados na cidade.
“Participar do Think Tank como solucionador do programa, foi um dos maiores aprendizados, trabalhando em equipe, aprendendo, compartilhando conhecimento e ideias entre diferentes gerações. O desenvolvimento pessoal dos membros é notório, ganhos em habilidades de comunicação, aprimoramento da Empatia e ganho de motivação pelo trabalho que está sendo desenvolvido. Hoje, eu posso dividir o meu desenvolvimento entre antes e depois do projeto, hoje, eu estou mais preparado para o Futuro.”
– Depoimento de Alexandre Back, graduando em engenharia aeroespacial.
Contato dos Mentores de Projeto:
Amanda Mariana Nasario: nasario.amanda@gmail.com
Jonas Tilp: secretaria@treecomcoworkingindustrial.com
Sandoval Barbosa Rodrigues: sandovalbaro@gmail.com