Educação Financeira

 
 

O Problema:

 
Ao início da jornada, o grupo recebeu o seguinte desafio: “Como economizar dinheiro e influenciar seus pais?”. Com o aprofundamento das pesquisas, perceberam que esse problema é compartilhado por grande maioria do público universitário, de modo que esse passou a ser o seu público-alvo.

A pergunta que ficou foi: por quê? Basicamente, a resposta é que há uma mentalidade mais imediatista, acompanhada de uma falta de sonhos e planos distantes que faz com que os jovens universitários acabem se preocupando menos com questões relativas à organização e planejamento financeiro.
 
 

A Solução:

 
Sendo assim, propuseram como solução o Workchopp de Finanças. A ideia foi trazer uma versão mais jovem – que envolvesse comida, música e bebida – para um tema mais sério e, por vezes, desinteressante como a educação financeira, de modo que o público universitário fosse atraído e, por sorte, cativado pelo assunto.

O evento envolveu duas palestras: uma primeira mais voltada ao planejamento financeiro e aos sonhos a longo prazo, enquanto a segunda falou um pouco sobre questões técnicas como taxas e possibilidades de investimentos bancários mais seguros. Ao final das palestras, entrou em cena a comida e a bebida. A associação dessas duas ações criou um ambiente propício a algo completamente diferente da realidade cotidiana dos jovens universitários: uma conversa informal sobre finanças entre amigos.

Não à toa, as pesquisas de satisfação do evento expuseram o sucesso entre os mais de 50 presentes.

“O projeto Think Tank proporciona aos alunos uma preparação para o mercado de trabalho que, muitas vezes, não aprendemos dentro da sala de aula. Sempre dizem que engenheiros são feitos para resolver problemas, mas descobrir qual é o problema a ser resolvido, é a peça chave da solução.

O Design Thinking é uma ferramenta que nos auxilia na busca de qual é realmente a pergunta para as respostas que queremos encontrar. Esse método apresentado pelo Think Tank trouxe um ótimo resultado para nossa equipe durante esse ciclo, tanto quanto para a formação profissional e pessoal de cada solucionador. Trabalhar com pessoas de diferentes idades, diferentes opiniões, mentoradas por profissionais das mais diversificadas áreas, além do networking com profissionais renomados de toda a região de Joinville, como CEOs, diretores e empresários, é uma experiência única e extremamente agregadora.

Me sinto mais preparada para encarar o mercado de trabalho, além de todas as amizades que colecionei ao longo desse ano no projeto. Vida longa ao Think Tank! E que mais jovens possam viver esta experiência!”

Depoimento de Suzane Carolyne Gorges, graduanda em engenharia de transporte e logística.

 

Contato dos Mentores de Projeto:

Guilherme Goularte da Silva: guilherme.silva@pollux.com.br
Marco Antonio Kruger: marcokruger@live.com