Global Solvers
O Problema:
“Levar a cultura empreendedora para os bairros” era o desafio a ser abordado pelo grupo. Tendo isso em vista, partiram para uma pesquisa em um bairro específico, no caso, o Bom Retiro. Infelizmente, encontraram certa resistência em conversar com as pessoas sobre o tema, além de observarem certo desinteresse nos habitantes do bairro em geral.
Por isso, tiveram que recomeçar, mas com um olhar distinto: ao invés de focarem na palavra “bairros”, focaram em “cultura”.
É quase um senso comum pensar que mudar a cultura relativa a algo é complicado e demorado. Desse modo, a atenção deles caiu na base da pirâmide, ou seja, nas crianças.
A Solução:
Surgiu, então, o Global Solvers!
Inspirados em eventos como o Startup Weekend, criaram uma adaptação para o novo público, tanto em metodologia, como em horários.
A jornada aconteceu com a participação dos alunos do sétimo ano (11 a 13 anos) do Colégio dos Santos Anjos, em três dias distintos: abertura e início, desenvolvimento e encerramento com premiação.
Os mentores dos grupos e jurados da competição foram pessoas relevantes no cenário empreendedor de Joinville, com o intuito de instigar ainda mais as crianças.
Durante o evento, as crianças foram estimuladas a desenvolver habilidades como resolução de problemas, comunicação, trabalho em grupo, entre outras relacionadas às características empreendedoras.
Foi assim que cerca de 70 crianças foram estimuladas a carregar uma nova mentalidade para a construção de uma cultura empreendedora mais intensa no futuro da cidade de Joinville.
“Logo no dia da divulgação do programa Think Tank, vi que ali era uma oportunidade incrível para o âmbito profissional quanto para ao desenvolvimento pessoal. A ideia de aliar pessoas de empresas que buscam evoluir seus papéis de líderes como mentores e alunos de faculdade que estão sujeitos a um mercado instável, cada vez mais rápido e que querem um diferencial, torna-se um ecossistema de inovação, criatividade e muito ação com um potencial enriquecedor. Viva a adaptabilidade, transforme o mundo e saiba que o futuro não existe, ele está sempre em construção!”
– Depoimento de Alecsander Nogueira Moro, graduando em engenharia civil de infraestrutura.
Contato dos Mentores de Projeto:
André Wohl: andwohl@gmail.com
Marina Cardoso Guimarães: marinacguimaraes@yahoo.com.br