O Think Tank 2020

Em março de 2020, antes de dar início a jornada, os preparativos começaram com os encontros para treinamento dos Mentores de Projeto (MP’s) e o Painel de Lançamento do Programa Think Tank 2020.

No início de março, ocorreu o treinamento dos MP’s 2020. Durante esses encontros foram realizadas apresentações e dinâmicas que introduziam as metodologias implementadas na jornada, como a Teoria U e o Design Thinking, e também foram apresentados os eixos dentro dos quais seriam propostos os desafios. Além disso, outras atrações como a palestra “Desenvolvimento de Liderança: Tai Chi & Mindfulness” foram apresentadas buscando sempre o desenvolvimento dos mentores como líderes humanos.

Já em no dia 12/03, foi apresentado o painel “O Perfil do Profissional que o Mercado Busca” no Ágora Tech Park. O evento foi um debate sobre as mudanças no mercado de trabalho e quais as habilidades e competências são imprescindíveis para os profissionais e contou com a presença de Paulo Alvim (Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Mário Sant’ana (Presidente do Projeto Resgate e coidealizador do Think Tank – Criando o Futuro) sob a moderação de Ariane Espíndola (Gerente de Gente & Gestão na Neogrid). Tal evento buscava apresentar conteúdos inovadores para atrair os alunos da UFSC a se tornarem os Solucionadores (SOL’s) no Think Tank 2020.

  

No entanto, antes que fosse possível iniciar propriamente a jornada houve a suspensão das aulas presenciais e o início da pandemia mundial de COVID-19. Por isso, excepcionalmente em 2020, o Think Tank ganhou uma versão majoritariamente online e com isso os organizadores preparam uma nova etapa de treinamento com os mentores a fim de prepara-los também para a jornada no ambiente virtual.

Então, ocorreram novos encontros com os mentores para revisar os conteúdos já vistos e realizar novas dinâmicas que permitissem testar o novo ambiente.

Ao fim dessas etapas, foram definidos os desafios dentro dos eixos da escolhidos a partir da temática da Educação:

  • STEAM (Ciências, Tecnologias, Artes e Matemática): Despertar o interesse de mais alunos a buscarem as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática como profissão e se manterem nos cursos até a graduação.
  1. Educadores Apaixonados por STEAM
  2. Tecnologia para Solução de Problemas Sociais
  3. Evitar 80% das Deficiências Visuais
  • Pensamento Crítico: Desenvolver a habilidade de afastar crenças pessoais para analisar um problema ou questão.
  1. Lógica na Escolha de Profissões
  • Inteligência Emocional: Possibilidade do ser humano de conhecer e aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio.
  1. Vencer a Ansiedade e Encontrar um Propósito

Com os desafios definidos, foi possível fazer a divisão de mentores e solucionadores em equipes de acordo com suas preferências, na UFSC tivemos as seguintes equipes:

  • Educadores 4.0 (Educadores Apaixonados por STEAM)
  • G Tech (Tecnologia para Solução de Problemas Sociais)
  • Olhos Atentos (Evitar 80% das Deficiências Visuais)
  • MatchJob (Lógica na Escolha de Profissões)
  • Sem Medo de Errar (Vencer a Ansiedade e Encontrar um Propósito)
  • Tecendo com Propósito (Vencer a Ansiedade e Encontrar um Propósito)

Galeria: