G Tech
Eixo: STEAM
Desafio: Tecnologia para Solução de Problemas Sociais
Problema: Falta de incentivo e figura feminina de referência
Solução: Mostrar para garotas as oportunidades profissionais nas áreas STEM através de referências femininas, dinâmicas e exposição conteúdo
- Mentores de Projeto:
- Jéssica Brunê Machado (Docol)
- Jordana Arruda (Pollux)
- Ronaldo Batalha (Docol)
- Solucionadores:
- Ana Paula Franceschetto
- Eduardo Bachmann
- Isabelle de Geus
- Karine Novaes Lucena Bernardino (IFSC)
- Letícia Menegon
- Monalisa Alves Cavalcante
- Mentores Master:
- Regina Zimmermann – Diretora de Operações Termotécnica
O Problema:
Há muitos estereótipos dentro das áreas STEM e um deles é relacionado a maior quantidade de homens do que de mulheres. Dessa forma, muitas vezes essas áreas são masculinizadas pela falta de referências femininas para atrair novas garotas.
A Solução:
Para quebrar os estereótipos e construir a imagem feminina na área, é preciso informar sobre o STEM e sobre as mulheres do ramo dando conhecimento e referências. Assim, foi feito um evento contando com a presença de engenheiras e materiais para distribuição a fim de inspirar mulheres e incentivar seu autoconhecimento e sua autoconfiança.
Link para o ebook: http://bit.ly/ebook-o-que-e-stem
Depoimentos:
“Meu envolvimento no Think Tank Criando o Futuro tem me trazido ensinamentos imensuráveis. Tenho aprendido e fortalecido valores que me deixam mais próxima da líder que quero ser. Meu propósito profissional e pessoal para com a sociedade se tornou para mim mais claro e atingível.
Trata-se de uma rede onde ensinamos para aprender e aprendemos para ensinar. Todos são parte dessa cadeia e dessa troca de papéis. Aprendemos a importância de ouvir, de dar espaço, do poder da colaboração. Somos inspirados pelos Mentores Master, que compartilham suas vastas experiências e pela energia e vontade de fazer a diferença dos Solucionadores.
Aqui, entendemos o que Gandhi quis dizer com o “ser a mudança que você quer ver no mundo”. Assim, procuramos ser nossa melhor versão para os que estão à nossa volta, e quem sabe assim, façamos a diferença.”
~Jordana Arruda (Mentora de Projeto)
“Há um ano eu já procurava participar de algum trabalho voluntário e descobri o projeto resgate em Joinville. Logo me identifiquei com os princípios do projeto, porque através da educação de qualidade por meio de uma bolsa de estudos, eu consegui mudar a minha perspectiva de vida.
E no início desse ano soube através do próprio site do projeto que havia inscrições para o Programa Think Tank, porém, por estudar no período noturno era difícil conseguir participar.
Até que com todas as mudanças em função da Pandemia, toda a minha rotina mudou e eu tive tempo e horário disponível para participar dos encontros.
Nesses aproximadamente sete meses, desenvolvi junto ao meu grupo G-Tech uma solução para incentivar mulheres na Área STEM. E durante esse período vi uma evolução enorme na minha desenvoltura, em comunicação, em saber trabalhar melhor em grupo, e principalmente, em resolução de problemas.
O Think Tank me deu uma nova perspectiva sobre a importância de reconhecer a falta de mulheres na área STEM e agora o meu objetivo para os próximos anos é seguir desenvolvendo novos projetos para essa questão social e engajar outras pessoas também.”
~Karine Bernardino (Solucionadora)
Fotos: