Fabrincando

 

O Problema:

 
Dentre os pilares do Jlle30, a equipe C+30 optou por “Cidade criativa, conectada e empreendedora”, voltando-se mais especificamente à educação. Durante a imersão, perceberam que há um índice baixo e decrescente de estudantes voltados às áreas de tecnologia, o que confrontava a demanda crescente por profissionais capacitados nessas áreas. Além disso, percebeu-se uma grande diferença na quantidade de alunos que optam por cursar o ensino superior quando comparados ensino público e privado. A hipótese do motivo para tal era o desconhecimento das opções e dos cursos da área tecnológica, o que foi confirmado posteriormente.
 

A Solução:

 
Tendo isso em mente, a solução encontrada foi primeiro apresentar aos alunos alguns cursos da área tecnológica e seus objetivos, mapeando qual conhecimento prévio eles tinham, ao indicar em um papel o que eles achavam que aquele profissional fazia. Em seguida, conforme o interesse das crianças, cada grupo construiu algo que representasse o profissional. No caso, o local escolhido para a implementação do MVP (sigla em inglês para Produto Mínimo Viável) foi a escola Marli Maria de Souza, localizada no bairro Paranaguamirim, com os quintos anos, e foram apresentados os cursos da área de tecnologia existentes no CTJ.

Os alunos que optaram pela engenharia automotiva construíram um carrinho movido a elástico; pela naval, um barco de garrafa PET também movido a elástico; pela civil de infraestrutura, uma maquete; pela mecatrônica, postes de luz que foram usados na maquete. Ao projeto, deu-se o nome “Fabrincando”, uma alusão à construção dos brinquedos que representavam cada curso.

Com essas ações, ampliou-se a referência de possíveis profissões num futuro próximo a essas crianças, uma vez que, muitas delas são oriundas de famílias em que nenhum integrante teve acesso ao ensino superior.

Após o fim da edição 2018 do Think Tank, o projeto conseguiu uma mentoria externa e agora buscam levar esse projeto a um novo patamar.

“A experiência de ter participado do Think Tank agregou muito para mim pessoalmente. O simples, mas impactante fato de reunir pessoas para discutir e elaborar soluções para os problemas que vemos todos os dias faz repensar como podemos sair da caixa da nossa rotina e buscar fazer algo que impacte todos nós. É incrível!”
– Depoimento de Vicente Knihs Erbs, graduando em engenharia mecatrônica.
 
 

 
Contato do Mentor de Projeto:
Rudimar B. Althof: rualthof@gmail.com