Praça em Movimento

Praca em movimento 2 - Think Tank UFSC 2018

 

O Problema:

 
O trabalho começou com um olhar para a falta de atratividade do centro de Joinville, buscando torná-lo o destino das pessoas, e não apenas uma passagem para outros locais e bairros.

A equipe visitou o centro e focou o olhar em três locais principais, com grande potencial de intervenção e atratividade para possíveis interessados: a Praça da Bandeira, a Praça Nereu Ramos e a Rua das Palmeiras. Durante as reuniões para discussão do projeto, acabaram decidindo por trabalhar com a atratividade e o potencial de eventos da praça da bandeira, bem no centro de Joinville. Um local de passagem,  com uma área ampla e ao lado de um terminal urbano de ônibus. O local era usado algumas vezes para protestos e manifestações populares, mas sem um uso rotineiro. A equipe quis levar uma identidade à essa praça, algo que fizesse as pessoas lembrarem dela por este único motivo.
  

A Solução:

 
Foi aí que chegaram à proposta de intervenção na Praça da Bandeira: um evento gratuito de prática de Crossfit para pessoas ativas na modalidade e para pessoas que desejassem conhecer o esporte.

O evento foi um sucesso. Levou cerca de 50 pessoas em pleno sábado de feriado à praça, com aulas, música, e muita energia dos participantes. Além disso, houveram onze parceiros que contribuíram para que o projeto acontecesse, o que é um número significativo.

Para que os eventos continuem acontecendo na praça da bandeira e sejam expandidos para outras praças, a equipe vê como futuro três soluções:

  1. Os eventos continuarem acontecendo sem fins lucrativos, tornando assim a equipe uma ONG;
  2. O evento ser adotado como um programa da Prefeitura Municipal, para realização com organização pela Secretaria dos Esportes;
  3. O evento passar a ter fins lucrativos e cada parceiro saber como pode ter lucros em participar dos eventos.

“Foi satisfatório ver tanta gente movimentando um local e surpreendendo os transeuntes da praça, que normalmente viam a criminalidade e o vazio tomarem conta do local. É incrível como a imagem do local muda apenas ocupando-a com pessoas, o objetivo principal pelo qual as praças existem. Movimentar a Praça da Bandeira foi um retorno a um passado que eu sequer vi em Joinville, de uma outra época em que ela tinha mais brilho, era mais requisitada e era um destino de várias pessoas, não apenas um ponto  de passagem.”
Depoimento de Lucas Vinicius, graduando em engenharia automotiva.

 

Praca em movimento 1 - Think Tank UFSC 2018
 
Contato dos Mentores de Projeto:
Michael Leonardo de Miranda: michael.leonardodm@gmail.com
Genara Rigotti: genara.rigotti@gmail.com